Home Nacional Justiça federal do Rio Grande do Sul determina que governo federal adote...

Justiça federal do Rio Grande do Sul determina que governo federal adote um plano de comunicação para o combate à Covid-19

59
0
A Justiça Federal do Rio Grande do Sul acaba de determinar, a pedido do Ministério Público Federal, que o governo federal adote, em até cinco dias, um plano nacional de comunicação para o combate à Covid-19.
De acordo com a ordem judicial, o Ministério da Saúde precisa implantar imediatamente uma publicidade sobre a importância da vacinação, uso de máscaras, necessidade do distanciamento social e  também a proibição de aglomerações. As informações são da CNN Brasil.
Ainda conforme a decisão, as publicidades do Ministério da Saúde devem alertar “a situação de risco e as correspondentes orientações de saúde para o público em geral”.
O governo também deve “informar a população em geral, de forma simples e clara, sobre os riscos e cuidados que precisam ser adotados individualmente pela população”.
A decisão diz que o plano de publicidade deve abraçar todos os meios de comunicação e ainda determina que o governo elenque um porta-voz para entrevistas coletivas “por ao menos três vezes por semana”.
Agora, o governo Bolsonaro tem cinco dias para apresentar o projeto. A decisão cabe recurso.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), desde o íncio da pandemia, teve opiniões negacionistas. Entre elas, negar a gravidade do vírus, não comprar vacinas, indicar remédios sem efícacia comprovada para tratamento precoce e sem efícacia, negligênciar números e ser contra medidas de isolamento social, adotação de máscaras e lockdown.
O Plano Nacional de Comunicação deve ser apresentado à Justiça em 10 dias. No entendimento do Ministério Público, dados do Ministério Público mostram que o governo não investiu na informação de qualidade contra a pandemia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here