Home Nacional PF e CGU apuram supostas irregularidades na Secretaria de Educação de Petrolina...

PF e CGU apuram supostas irregularidades na Secretaria de Educação de Petrolina desde 2015

87
0

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (13), a Operação Contrassenso, com objetivo de investigar possível prática dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude em licitação, falsidade ideológica e organização criminosa através de contratações realizadas pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Petrolina/PE desde 2015.

Em coletiva de imprensa, realizada nesta manhã, o Delegado da Polícia Federal Afonso Marangoni Júnior, afirmou que a investigação aborda servidores de Petrolina, Recife e Minas Gerais. A Controladoria-Geral da União, confirmou que a Operação Contrassenso consiste no cumprimento de 32 mandados de busca e apreensão nos municípios de Recife (PE), Petrolina (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Olinda (PE), Paulista (PE), Camaragibe (PE), Igarassu (PE) e Belo Horizonte (MG). O trabalho conta com a participação de 2 auditores da CGU e de 123 policiais federais.

As investigações apontam irregularidades no fornecimento de kit escolar, entre o final do ano de 2015 até o ano de 2020, com emprego de recursos federais oriundos do FUNDEB, verba sob fiscalização da União. A investigação é uma decorrência da análise do material apreendido na denominada Operação Casa de Papel, deflagrada pela Polícia Federal em 2020. As penas dos crimes investigados alcançam 31 anos de reclusão.

A Controladoria-Geral da União realizou auditoria em parte das contratações, apontando evidências dos artifícios utilizados pelo grupo empresarial para burlar os processos licitatórios, em especial o uso de empresas de fachada criadas em nome de interpostas pessoas (laranjas). As investigações são comandadas  pelo Delegado da Polícia Federal Afonso Marangoni Júnior e contam com a participação da CGU.

Ao Blog de Carlos Britto, a Prefeitura Municipal afirmou que em breve dará um posicionamento oficial sobre o caso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here