Home Nacional Vacinação contra a febre aftosa começa em 1º de maio

Vacinação contra a febre aftosa começa em 1º de maio

76
0

Na próxima segunda-feira, primeiro dia do mês de maio, inicia-se em todo o país a campanha para vacinação de bovinos contra a doença conhecida como febre aftosa que ataca os rebanhos com lesões do tipo afta nas bocas e pés dos animais. Esses sintomas começam a aparecer após a manifestação de febre. Como é uma infecção viral de fácil contágio é necessário atenção dos pecuaristas para não ter prejuízos com o gado.

O prazo final para que os criadores comprem as vacinas nas Casas Agropecuárias autorizadas se estende até o dia 31. É importante tomar alguns cuidados antes de adquirir o imunizante, devendo o pecuarista se certificar que aquela vacina estava conservada na temperatura ideal entre 2º C e 8º C graus e após levar para sua fazenda manter a conservação. Verifique a validade do produto. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Além de vacinar o rebanho, o produtor deve também declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração de vacinação deve ser realizada de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.

Segundo informações da Adagro, em Pernambuco já foram registrados 40 casos de contaminações do Aftovírus em seres humanos. Estas pessoas apresentaram febre leve, calafrios e bolhas nas mãos e na boca, porém, não houve mortes destes infectados. Desse modo a vacinação do rebanho se torna importante para evitar transtornos e danos maiores aos pecuaristas. Cabe ressaltar que aqui no estado há dois meses dedicados a campanha de vacinação que é maio e novembro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here